Origem

O APP® tem sua origem conceitual pautada no inventário Kostick (1966), desenvolvido pelo psicólogo e doutor em educação Dr. Max Martin Kostick, professor de Psicologia industrial na Faculdade do estado de Boston, Massachusetts, EUA, nos anos 60. Kostick (1966) desenvolveu uma extensa pesquisa acadêmica em universidades de primeira linha e disponibilizou seus resultados para o mundo acadêmico e os profissionais que se interessavam por esta linha de pesquisa.

O objetivo original do professor Kostick foi projetar um instrumento com os seguintes objetivos:

– Com uma base teórica consistente
– Simples de administrar, completo e que fosse possível contar
– Pudesse ser utilizado por profissionais não-psicólogos
– Com terminologia e interpretação simples evitando termos clínicos
– Repletos de aspectos e detalhes da personalidade relevantes ao ambiente de trabalho
– Uma ferramenta de aconselhamento e reflexão.

A partir da base teórica do instrumento do Dr. Kostick, a psicóloga Maria Lúcia Rodrigues Corrêa desenvolveu suas pesquisas em profissionais de empresas brasileiras e alunos de cursos de pós-graduação e por meio da metodologia da Pesquisa-Ação e da técnica Ipstativa desenvolveu a conceituação teórica do APP® – Avaliação de Potencial e Perfil.

A pesquisa destaca características de profissionais brasileiros de todas as regiões do país com formações, atuações e localizações diferenciadas.

O período da pesquisa estendeu-se a partir de meados dos anos 80 até os dias atuais e por se tratar de uma pesquisa-ação seus resultados estão em permanente reavaliação.

Os resultados da amostragem brasileira APP® indicam que, os profissionais brasileiros revelam fatores similares ao perfil demandado no mercado global, mas apresentam especificidades típicas de um povo latino, colonizados por portugueses e fortemente influenciados pela formação religiosa católica.

*Registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) sob o número de 00820009494, no ano de 1999
Obtenha o e-Book GRATUITO...
Digite seu endereço de e-mail e clique no botão Receber meu e-book GRATUITO.
Não mandamos SPAM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.